Os 10 dias de arrependimento

Os dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipur são um componente importante no processo de arrependimento.

 

 

O período de tempo de Rosh Hashanah a Yom Kippur é conhecido como os Dez Dias da Penitência. Este nome aparece em fontes da Terra de Israel, incluindo o Talmud de Jerusalém.

 

O conceito desses dias como uma unidade de tempo especial no ano judaico data pelo menos até o século III aEC. O rabino Yohanan, que morou na Terra de Israel durante esse período, descreve sua concepção de julgamento divino e inscrição nesta temporada:

 

"Três livros são abertos no céu em Rosh Hashanah, um para o completamente perverso, um para o completamente justo e outro para aqueles que estão no meio. Os íntegros são imediatamente inscritos no livro da vida. Os iníquos são imediatamente inscrito no livro da morte. O destino dos intermediários é suspenso até Yom Kippur. Se o fizerem bem, eles estão inscritos no livro da vida. Se não, no livro da morte " (B.Rosh Hashanah l6b).

 

Os Dez Dias de Penitência são vistos como uma oportunidade de mudança. E uma vez que os extremos da justiça completa e a completa maldade são poucos e distantes, Rosh Hashanah funciona, para a maioria das pessoas, como a abertura de um julgamento que se estende até Yom Kippur. É um teste incomum. A maioria dos ensaios tem como objetivo determinar a responsabilidade por atos passados. Este, no entanto, tem uma dimensão adicional: determinando o que pode ser feito sobre ações futuras. Os Dez Dias de Penitência são cruciais para o resultado do julgamento, já que nosso veredicto é determinado tanto pela nossa atitude em relação a nossas transgressões quanto por nossas tentativas de corrigi-las mudando a nós mesmos.

 

Arrependimento, Oração e Caridade

 

O famoso piyyut [poema religioso] Unetanah tokef discute o fato de que, entre Rosh Hashanah e Yom Kippur, há uma oportunidade "para evitar o decreto severo" através de três ações: o arrependimento (Teshuvah), a oração (Tefilah) e a caridade (Tzedakah). Os requisitos para o arrependimento incluem uma mudança de mentalidade, um sentimento de arrependimento e uma determinação de mudar, juntamente com um esforço para reparar os efeitos de sua mágoa.

 

A eficácia do arrependimento e da oração foi objeto de um debate entre Rabino Judá e o Rabino Joshua ben Levi, dois sábios do século III do Terceiro Israel. Rabi Judá ensina que "o arrependimento anula metade do castigo pelo pecado, enquanto a oração cancela todo o castigo", enquanto o rabino Joshua toma o ponto de vista oposto. Outro amora adiantado de Amora [sábio talmúdico], rabino Hanana bar Yitzhak, relatou uma lenda de um encontro entre Adão e Caim.

 

Adam disse a ele: "O que aconteceu em relação ao seu castigo?" Caín respondeu: "Me arrependi e foi mitigado". Quando Primal Adam ouviu isso, ele bateu a cabeça e disse: "Tão bom é o poder do arrependimento e eu não sabia sobre isso!"'

 

Os extremos aos quais o Judaísmo rabínico foi para convencer as pessoas da possibilidade de arrependimento são ilustrados no Talmud pela história de Elazar ben Durdaya, um homem que "procurou todas as prostitutas do mundo".

 

Uma vez que viajou longe apenas para apreciar os favores de uma mulher em particular que cuspiu no rosto dele e disse-lhe: "Assim como esta saliva jamais retornará de onde veio, então Elazar ben Durdaya nunca conseguirá o arrependimento!" Ele ficou tão assustado e incomodado por isso que ele imediatamente tentou se arrepender. Ele foi e sentou-se entre duas montanhas e colinas e disse: "Montanhas e colinas, implore misericórdia por mim!" Eles responderam: "Antes que possamos fazer isso por você, devemos implorar por nós mesmos, como é dito," para o as montanhas podem se mover e as colinas são abaladas " (Is 54: 0).

 

Ele disse: "Céu e terra, impliquem misericórdia por mim!" Eles responderam: "Antes que possamos fazer isso por você, devemos implorar por nós mesmos, como é dito," Embora os céus se fundam como fumaça e A terra se desgasta como uma peça de vestuário " (Is 51:6). Ele disse: "Sol e lua, implore misericórdia por mim!" Eles responderam: "Antes que possamos fazer isso por você, devemos implorar por nós mesmos, como é dito:" Então a lua ficará envergonhada e o sol ficará envergonhado "(Isaías 24:23). Ele disse: "Estrelas e planetas, impliquem misericórdia por mim!" Eles responderam: "Antes que possamos fazer isso por você, devemos implorar por nós mesmos, como é dito:" Todo o exército dos céus deve moldar " (Is 34:4). Ele disse: "Isso depende de mim sozinho!" Ele colocou a cabeça entre os joelhos e chorou amargamente até que expirou. Naquele momento, uma voz do céu declarou: "Rabi Elazar ben Durdaya foi recebido no mundo vindouro"  (B. Avodah Zarah 17a).

 

Uma Igualdade de Oportunidades

 

Outro importante conto rabínico sobre o arrependimento diz respeito ao famoso apóstata Elisha ben Abuya (do primeiro ao segundo século EC), que o seu aluno Rabi Meir pediu para se arrepender, mas respondeu que não podia. Quando perguntado por que isso foi assim, ele explicou que, uma vez, tinha conduzido pelo Santo dos Santos em Yom Kippur e tinha ouvido uma voz proclamar: "Retorna, ó filhos rebeldes, vou curar suas aflições [Jr 3:22], exceto para Elisha ben Abuya, que conhecia o Meu poder e se rebelou contra mim" (J. Hagigah 2.1, 77b). Saul Lieberman observou uma vez que esta era a maior apostasia de Eliseu, já que o arrependimento é sempre aberto a todos.

 

Enquanto o arrependimento é o principal ato a ser realizado durante os Dez Dias de Penitência, a caridade e a oração não são menos importantes. Tzedakah, caridade ou atos de justiça, exige que olhemos para fora de nós mesmos e vejamos as necessidades dos outros. O que podemos fazer para ajudar aqueles que precisam de nós, financeiramente ou de outra forma? Em muitas sinagogas, placas de caridade são colocadas na porta antes de Yom Kipur para que as pessoas possam fazer doações naquele momento, se ainda não o fizeram. É importante ressaltar que a ênfase colocada na tzedaká durante este momento crucial no ano judaico serve apenas para impressionar a necessidade de fazer da caridade uma parte de nossas vidas em geral. Oração, a outra ação que pode mitigar nossa sentença, por assim dizer, é um outro método de introspecção e mudança de caráter. As orações diárias e o sábado especial entre Rosh Hashanah e Yom Kippur intensificam os serviços habituais de forma especial.

 

 

 

Please reload

 

BRIT BRACHA BRASIL - CNPJ: 19.121.806/0001-66  

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

**** O site da BBB - BRIT BRACHA BRASIL® é autenticado conforme os parâmetros de segurança online internacional de mais alto rigor. Utilizamos de todos os meios para manter a loja de forma estável e segura. Para sua segurança, nunca divulgue sua senha a estranhos. Leia todas as informações concernentes antes de concretizar tua compra. É recomendável usar o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome atualizados, com Flash Player e Java atualizado para navegação livre de erros. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste website sem autorização por escrito. Todos os direitos reservados à BBB.